Sinopse:
Esta unidade curricular , concluída com sucesso no primeiro semestre do ano lectivo 2019/2020, tem por objectivo proporcionar aos alunos os conhecimentos e práticas fundamentais acerca dos princípios, conceitos, modelos e principais técnicas relacionadas com a computação gráfica. Na abordagem aos conteúdos programáticos seleccionados privilegiam-se a análise crítica dos algoritmos e técnicas adoptadas, atentando para a sua eficiência, assim como se incentiva a concepção de novas aproximações e aperfeiçoamento das existentes.
Competências:
Espera-se que o estudante ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de atingir os seguintes competências:
Reconhecer a importância da computação gráfica no desenho e implementação de sistemas e aplicações informáticas interactivas nas mais diversas áreas aplicacionais;
Descrever, em termos metodológicos e funcionais, a geometria da representação de objectos gráficos no ecrã, sua natureza discreta, os conceitos de janela e visor, o sistema de coordenadas, pixel e resolução;
Analisar, em termos metodológicos e funcionais, as técnicas e algoritmia da geração de primitivas gráficas, de preenchimento e recorte (clipping) de áreas bi- e tridimensionais; da visualização e das transformações geométricas bi- e tridimensionais de objectos;
Analisar, em termos metodológicos, funcionais, e de eficiência computacional, os métodos e matemáticos e algoritmia da representação de curvas, superfícies e de sólidos;
Avaliar, comparativamente, os métodos matemáticos e a algoritmia de suporte da computação gráfica leccionados e propor a implementação de novas abordagens e aperfeiçoamentos dos mesmos.
Conteúdos:
Introdução à computação gráfica;
Primitivas em Gráficos Raster;
Preenchimento e Recorte 2D;
Transformações geométricas e visualização 2D/3D;
Modelos de cor e iluminação;
Bibliografia:
Foley, Van Dan, Feiner, Hughes, “Computer Graphics – Principles and Practice, Addison-Wesley, ISBN: 0-201-84840-6.
Angel, Edward, “Interactive Computer Graphics: A Top-Down Approach Using OpenGL”, 5th Edition, Addison-Wesley, 2008, ISBN: 978-0231535863.
Shreiner, Dave, Woo, Mason, Neider, Jackie, Davis, Tom, “OpenGL(R) Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL(R) , Version 2.1”, 6th edition, Addison-Wesley, 2007, ISBN: 978-0321481009.