Editorial Arauto 64
Paixão e Compromisso.
Entramos em 2017 revigorados pela Paixão pelo escutismo, e prontos a assumir o Compromisso de deixar o mundo melhor?
O Compromisso e dedicação à causa, tem destas coisas, tendem a deixar-nos a pensar se estaremos no caminho certo, no local certo ou na posição certa! Um balanço à atividade dos últimos tempos, ficamos com uma primeira impressão que sim, mas quando esprememos o fruto e dele nada brota, ficamos com a dúvida novamente latente…
Vamos para um ano importante para a nossa região, dado que teremos as eleições para todos os órgãos regionais, no caso da DR, no momento em que vos escrevo, ainda não temos uma decisão final tomada, muito por minha culpa, pois tenho mais dúvidas que certezas, pelos motivos anteriormente expostos.
Em Novembro tivemos as Jornadas Nacionais onde concluímos que o Caminho percorrido neste passado recente de quatro anos foi muito importante para a vida, expansão e futuro da Associação. A Metodologia será a continuidade junto da sociedade e da Igreja, integrando e participando nas atividades cívicas e religiosas, e a tomada de consciência de todos os Associados do verdadeiro Espirito Escutista que nos deve inspirar constantemente. Ter sempre presente que a melhor escola é o exemplo. Ensinar fazendo. Para os Escuteiros Adultos saídos da Escola do Escutismo Jovem, é agora tempo de praticar aqueles ensinamentos aprendidos na Juventude e ajudar os mais novos a praticar desde já os mesmos ensinamentos, sem nunca esquecer que usamos um lenço que é a lembrança permanente do nosso Espirito de Servir e que essa é a razão de ser do Escuteiro.
Mas a questão que fica para o futuro, prende-se nos aspetos práticos, como estaremos prontos para agir em conformidade com o que afirmamos? Estaremos preparados para sair do conforto das cadeiras e dar um pouco do nosso tempo livre?
Com Paixão e Compromisso acredito que conseguiremos responder positivamente a todas estas questões, de onde sairemos mais fortes e unidos, tendo demonstrando que a nossa associação é composta por homens e mulheres de valores escutistas que só querem deixar o mundo um pouco melhor, sem esperar qualquer recompensa.